clicRBS
Nova busca - outros

Notícias

 | 10/04/2003 22h39min

Tropas dos EUA avançam em direção a Mosul

As tropas norte-americanas e forças curdas entraram em Mosul nesta sexta, dia 11 (noite de quinta no Brasil), a maior cidade ao norte do Iraque. Embora a queda já esteja em curso, a cidade ainda não foi totalmente rendida. A ação ocorre um dia depois do regime de Saddam Hussein ter caído em Bagdá.

Antes de Mosul, a cidade petrolífera de Kirkuk já havia sido tomada por forças curdas e norte-americanas depois que bombardeiros dos EUA enfraqueceram as defesas iraquianas no norte do país.

Um correspondente da Reuters na região informou que tanques Abrams haviam partido em direção a Mosul. Os veículos foram levados por transporte aéreo para a região montanhosa, depois que a Turquia negou permissão para que as tropas dos EUA cruzassem seu território.

O secretário de Defesa dos Estado Unidos, Donald Rumsfeld, também confirmou a informação.

– Fui informado que em Mosul o Exército iraquiano estaria prestes a depor as armas, e não significa mais uma ameaça. Assim, tropas curdas e norte-americanas estão indo para lá – disse Rumsfeld após um encontro com membros do Congresso dos EUA.

O secretário norte-americano disse o "processo" está ocorrendo em ordem e as tropas alidas estão sendo bem recebidas pela população.

Segundo Rumsfeld, os Estados Unidos deram à cidade a oportunidade de se renderem. Rumsfeld relembrou que os EUA distribuíram panfletos para persuadir os soldados iraquianos a abandonarem suas armas, recomendando enfaticamente "que eles não morressem" pelo presidente Saddam Hussein.

Refletindo a preocupação turca de que os curdos possam se estabelecer nas principais cidades do norte do Iraque com o objetivo de criar um Estado independente, Rumsfeld fez questão de frisar que as forças norte-americanas estão ao lado da Turquia.

– Há uma boa comunicação com o governo turco – disse.

Após a tomada de Mosul, as atenções provavelmente se voltarão para Tikrit, a cidade natal de Saddam Hussein, que já vem sofrendo bombardeios. Com informações da agência Reuters.

Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS
© 2010 clicRBS.com.br ? Todos os direitos reservados.